Prefeitura de Rio Negrinho prossegue com limpeza do rio

Objetivo é retirar materiais que impeçam o fluxo normal da água 
13/07/2020 09:03

A estiagem na região vem trazendo sérias consequências. Porém, com o nível do rio Negrinho mais baixo, a Prefeitura está aproveitando para dar sequência a mais uma etapa de limpeza, removendo areia, galhos e demais itens que impedem o fluxo normal da água. A ação visa minimizar os impactos das cheias na cidade.

 

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, e conta com o devido licenciamento ambiental junto ao IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina). Os trabalhos nessa etapa se concentram entre a ponte próxima à rodoviária e seguem em direção à foz com o rio Negro. Já foram executadas ações também próximas ao campo do Ipiranga e também na região entre a ponte do Gibaco e a rodoviária. Após conclusão dos trabalhos, o rio Serrinha passará por novo desassoreamento, bem como a Prefeitura busca licença ambiental para limpeza no rio dos Bugres. 

 

De acordo com o secretário Hélio Clemente, a licença ambiental foi conseguida no ano passado, e vale para os rios Negrinho e Serrinha. "Tem a licença para limpeza do rio, conforme prevê a lei, e vence no dia 31 de janeiro de 2021. Estamos tirando as árvores que estão mortas dentro do rio, baixando ele até onde dá", explicou. 

 

Para o prefeito Julio Ronconi, a medida é muito importante para evitar os pequenos alagamentos que são registrados na cidade em épocas de chuva intensa. “Isso garantirá que o rio tenha maior fluidez, mais vazão na água. Esse deve ser um trabalho constante e que há tempos a comunidade aguardava”, frisa o prefeito.

Carregando